15 de maio de 2011

Cartografia, Escala, Mercado Imobiliário, Capitalísmo.

 
Vende-se Apartamento na "PLANTA" (Ivan Cabral)
Quando vi essa foto acima, lembrei das minhas aulas de cartografia que traz noções sobre mapas, plantas, escalas, e etc. Aproveito pra explicar um pouco esse assunto. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade. Sempre explico que dependendo do tamanho da escala,  a figura representada pode ser um mapa ou uma planta, pois vai depender da quantidade e facilidade de representar os detalhes. 

 A escala pode ser numérica ou gráfica:

( lê-se um para trezentos mil, ou seja, um centímetro no mapa equivale a trezentos mil de centímetros na realidade, na superfície terrestre).
( de um ponto para o outro tem um centímetro e cada centímetro (no mapa ) equivale a três quilômetros ou trezentos mil de centímetros na realidade, na superfície terrestre).
A escala pode ser grande, média e pequena:

A escala grande é a que a presenta mais detalhes. Ex.: Quando você olha um mapa como um guia de rua, por exemplo, você está diante de uma escala grande.

A escala média apresenta menos detalhes que a grande. Ex.: Quando você olha um mapa de um estado e percebe apenas as cidades e não as ruas destas cidades, você está diante de uma escala média.

A escala pequena apresenta o mínimo de detalhes. Ex.: Quando você observa um mapa mundi político, por exemplo, você está diante de uma escala pequena.

OBS.: O tamanho da escala em grande, média e pequena não é em relação ao valor da escala e sim em relação à quantidade de detalhes que ela consegue mostrar.

Quanto ao tamanho Quanto a representação Escala Aplicações
Escala Grande Escala de Detalhe até 1:25.000 Plantas Cadastrais
Escala Média Escala de Semi-detalhe de 1:25:0000 até 1:250.000 Cartas topográficas
Escala Pequena Escala de Reconhe-cimento ou de síntese de 1:250.000 e menores. Cartas Topográficas e cartas gerais.

Fontes: 
http://tiohildebrando.blogspot.com/2008/03/escala.html
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u297.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...